A Marca

Seja um Franqueado Maria Pitanga: Transforme Sua Paixão em Negócio

Qualidade, Inovação e Experiências para toda a família

Seguindo o mesmo caminho de muitas empresas bem-sucedidas, a Maria Pitanga começou a escrever sua história em 2012 em um pequeno quiosque no Lago de Jacarey, em Fortaleza, Ceará, vendendo açaí. Graças à experiência adquirida lá, ela ganhou força para alcançar novos e crescentes horizontes, abrindo sua primeira franquia um ano depois. Desde então, de maneira resiliente, tem crescido gradualmente, mesmo em períodos de crise econômica e pandemia, contando agora com +145 franquias, iniciando também o seu projeto de expansão com o comércio exterior, abrindo 2 unidades em Portugal e agora também nos Estados Unidos.

A qualidade superior dos cremes de açaí pode ser considerada como o principal impulsionador do crescimento da rede de franquias, estendendo-se atualmente com uma linha de gelatos, totalizando mais de 60 sabores oferecidos.

A unidade fabril localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém tem capacidade produtiva de 125 toneladas/mês, estando a apenas 12,6 km do Porto do Pecém, condição favorável para operações logísticas de exportação.

A missão da empresa é proporcionar uma experiência agradável ao cliente com produtos inovadores de qualidade superior, saborosos e a preços competitivos, com o objetivo de se tornar uma referência no mercado, sem limites de localização. Para isso, a empresa tem se dedicado a fornecer alimentos saudáveis em um ambiente totalmente voltado para as famílias.

A intenção da empresa é se tornar uma referência mundial no fornecimento de açaí, sorbets e gelatos, o que depende fundamentalmente de um relacionamento confiável e duradouro com seus parceiros de negócios.

Descrevendo em poucas palavras o que a Maria Pitanga representa, pode-se dizer que é: muito mais do que açaí, um estilo de vida.

FOTOS DE DRONE INSTITUCIONAL MARIA PITANGA-6
missao
Missão

Proporcionar uma experiência agradável aos clientes ao servir sorvetes de açaí e gelatos de qualidade, inovadores, saudáveis e saborosos. Fornecer bem-estar e satisfação às pessoas, sendo uma referência no mercado.

visao
Visão

Ser a melhor rede de franquias de açaí e gelatos, priorizando um relacionamento duradouro com parceiros e entregando produtos de excelência máxima.

valores
Valores

Ética comercial absoluta, com respeito aos clientes e parceiros; Compromisso com a qualidade total dos produtos; Esforço incondicional em direção aos resultados e crescimento dos franqueados; Busca incessante pela inovação; Responsabilidade social e ambiental.

Um dos desafios interessantes na fase inicial desta nova empresa foi a escolha da marca, que exigiu pesquisa e mudanças constantes. Em janeiro de 2010, nasceu a marca Maria Pitanga Açaiteria.

2010

Entre 2010 e 2014, a empresa Maria Pitanga funcionou como um restaurante e lanchonete na unidade do centro da cidade, com a venda de polpa de açaí.

2010-2014

Os sócios adquiriram um quiosque no Cocó, um bairro de classe média alta da cidade de Fortaleza, para vender açaí, sucos e vitaminas especiais.

2012

Um quiosque foi montado no Lago Jacarey, localizado na Cidade dos Funcionários, em Fortaleza, e, assim, a iniciativa de trabalhar especificamente com açaí ganhou força.

2013

A empresa decidiu vender o restaurante no centro de Fortaleza, mantendo apenas o quiosque, sua própria unidade no Lago Jacarey.

2014

Um dos desafios interessantes na fase inicial desta nova empresa foi a escolha da marca, que exigiu pesquisa e mudanças constantes. Em janeiro de 2010, nasceu a marca Maria Pitanga Açaiteria.Continuando, foi a vez de Batista identificar um produtor de açaí no Estado do Pará para se tornar um fornecedor efetivo da principal matéria-prima, o açaí.

2015

A primeira loja foi montada no mesmo bairro da Cidade dos Funcionários e, em seguida, outro quiosque, também próprio, foi montado na Barra do Ceará, o bairro mais antigo da cidade de Fortaleza.

2015

Com a garantia de fornecimento de açaí, as instalações da linha de produção em Fortaleza atingiram uma capacidade diária de 2 toneladas/dia e, com vistas à expansão no início de 2019, a empresa, com recursos próprios, instalou uma fábrica no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em uma área de 2.555m2.

2018

Destaca-se também que a empresa que detém a marca Maria Pitanga Açaiteria consagrou todos os registros junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

2019

O sonho de levar esse sabor especial para o mundo faz parte da própria VISÃO da empresa. O ponto de partida foi realizado em Portugal, com a implantação da loja própria de Albufeira e em seguida, uma franquia em Viseu. Iniciando agora também em Coimbra e Lisboa.

2022

Após 8 anos de ausência do Lago, porque a barraquinha foi descontinuada em função do crescimento das franquias, a Maria Pitanga está de volta, com uma unidade própria, onde funciona a loja conceito e o escritório central da empresa.

2023