Características do Produto
>
>
Características do Produto

O açaí (Euterpe Oleracea Mart.) é um fruto roxo, semelhante à jabuticaba, retirado em cachos do açaizeiro, palmeira nativa da Amazônia, que nos últimos anos ganhou importância devido aos benefícios à saúde, associados à sua composição fitoquímica e a capacidade antioxidante. Seu suco é grosso e cremoso, de cor arroxeada, quase preta. É o alimento mais importante na mesa dos habitantes da região norte do país e o seu consumo data dos tempos pré-colombianos.

O Brasil é o principal produtor, consumidor e exportador do açaí. O Estado do Pará é o principal produtor de açaí, seguido do Amapá. Nesses locais, o grande volume de frutos que abastece os mercados ainda provém das maiores extensões de açaizais localizadas na região do estuário amazônico, que abrange os municípios da microrregião de Arari, de Cametá e de Belém no Pará.

Com o crescimento do mercado, esse produto passou a ser consumido em grande escala também nas grandes capitais brasileiras, multiplicando-se as lojas especializadas na comercialização do produto, na forma de sucos, vitaminas e self-service. Por seu especial sabor, também tem conquistado pessoas do mundo inteiro, sendo atualmente exportado para vários países, especialmente para os Estados Unidos, Japão, China e grande parte da Europa. A importância sócio-econômica tem alcançado a patamares relevantes, com expressiva geração de emprego e renda em toda a cadeia produtiva.

Além da forma de consumo alimentício, o açaí também tem sido muito utilizado em produtos de beleza. Os nativos também utilizavam o produto com função medicinal, que segundo a tradição o óleo da fruta era aplicado como um medicamento antidiarreico, assim como a raiz, que combinada com Carica papaya, Citrus SP e Quassia amara, tem ação antimalárica. Além disso, o caroço é aproveitado como adubo orgânico ou no artesanato, o caule para obtenção do palmito e as folhas para cobrir as casas dos habitantes do interior das regiões produtoras. Em resumo, do açaí nada se perde, tudo é aproveitado economicamente.

Apesar da colheita do açaí ocorrer durante todo o ano, as melhores qualidades organolépticas, nutricionais e capacidade antioxidante são obtidas quando o produto é colhido nos meses de agosto a dezembro. A colheita de janeiro a julho fornece produto de qualidade inferior.

A comercialização do produto é feita especialmente na forma de polpa e mix, tanto no mercado nacional quanto internacional, onde o produto passou a ocupar lugar de destaque entre os consumidores. Reconhecidamente, a polpa do açaí apresenta elevado valor energético por conter alto teor de lipídios, como os ácidos graxos essenciais Omega 6 e Omega 9. Além disso, é rico em carboidratos, fibras, vitaminas E, proteínas e minerais (Mn, Fe, Zn Cu, Cr). A análise dos pigmentos naturais da polpa do açaí revelou que a mesma não apresenta efeitos genotóxicos.

Posted in BlogShare on

Parceiros:

Avenida Padre Ibiapina, 1680 – Centro, Fortaleza/CE | (85) 3016.0896 | WhatsApp: (85) 9721.0637 | CNPJ: 10.808.117/0001-50
Desenvolvido por Clube Fiel

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.

× Como podemos ajudar?